Práticas esportivas positivas não são apenas divertidas, mas também essenciais na construção da auto-estima de uma criança.
Seu filho gosta de praticar esportes, mas ainda acha que suas habilidades não são tão boas quanto seus amigos?Seu filho pode ter um problema de visão.
As crianças nascem com um desejo inato de brincar – com praticamente qualquer coisa em que possam colocar as mãos. Muitas crianças têm um gene atlético inato, enquanto outras crianças adorariam praticar esportes, mas por algum motivo não conseguem realizar com sucesso quando têm a chance.
O baixo desempenho esportivo pode causar baixa auto-estima e sentimentos de frustração e constrangimento. Uma criança que não consegue pegar uma bola ou pular corda como seus amigos, pode começar a evitar essas atividades – fazendo com que se sintam excluídas e inseguras.
A boa notícia é que muitas vezes o desempenho esportivo está intimamente relacionado à integridade das habilidades visuais de uma criança.
Um problema de visão está afetando o desempenho esportivo de seu filho?
Na verdade, eles são muito parecidos.
Da mesma forma, se uma criança tiver pouca habilidade de rastreamento ocular ou percepção visual, ela pode ter dificuldade de leitura e compreensão.
Em outras palavras, a criança pode ter um problema visual que está causando sua incapacidade de ter um bom desempenho em atividades esportivas.
Um problema de visão está afetando o desempenho esportivo de seu filho?
Sinais comuns de que um problema de visão está afetando o desempenho esportivo do seu filho:
- Não gosta de esportes coletivos
- Diminuição do interesse por esportes
- Dificuldade de pegar ou arremessar
- Incapacidade de ver a bola claramente
- Lutas para rastrear a bola ou outros jogadores
- Distâncias acima ou abaixo das estimativas
- Desempenho esportivo ruim, mesmo com fortes habilidades atléticas
- A melhora não é notada mesmo com a prática
- Dificuldade em lembrar as jogadas
As habilidades de visão para esportes são diferentes das habilidades de visão para aprendizado?
Na verdade, eles são muito parecidos.
Problemas de visão que afetam o desempenho esportivo também podem afetar a capacidade do seu filho de aprender na sala de aula.
Por exemplo, as atividades esportivas exigem precisão e velocidade para um desempenho ideal. Se uma criança não consegue ver uma bola claramente enquanto ela voa pelo ar (rastreamento ocular), ou sabe onde ficar para pegar a bola (percepção visual), ela não jogará bem o jogo.
Da mesma forma, se uma criança tiver pouca habilidade de rastreamento ocular ou percepção visual, ela pode ter dificuldade de leitura e compreensão.
Habilidades visuais necessárias para o desempenho esportivo
- Acuidade visual dinâmica - a capacidade de ver objetos em movimento claramente
- Eye tracking - a capacidade de manter os olhos na bola o tempo todo
- Focagem ocular - a capacidade de mudar o foco com rapidez e precisão entre duas distâncias (próximo e distante)
- Visão periférica - a capacidade de ver imagens e objetos "pelo canto do olho" enquanto se fixa em um alvo
- Focalizando flexibilidade e resistência - a capacidade de manter uma visão clara em todas as distâncias, mesmo sob alta velocidade e situações fisicamente estressantes
- Percepção de profundidade - a capacidade de julgar com rapidez e precisão a velocidade e a distância dos objetos
- A coordenação olho-mão é a capacidade do seu corpo de reagir às informações visuais recebidas com movimentos precisos das mãos
Se o seu filho mostrar sinais de um problema de visão, agende uma avaliação completa da visão com seu optometrista para avaliar a integridade das habilidades visuais do seu filho.
Terapia visual para esportes
Se um problema de visão for detectado, seu filho pode ser um ótimo candidato para terapia de visão.
Os exercícios oculares de terapia visual treinam o sistema visual para corrigir muitos problemas de visão e melhorar o desempenho esportivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário