quarta-feira, 17 de agosto de 2022

O que são Vectogramas utilizados em Terapia Visual optométrica?

Um vectógrafo é um tipo de impressão estereoscópica ou transparência vista usando óculos 3D polarizados. Quando visto através desses filtros polarizadores, apresenta uma imagem para um olho e outra imagem para o outro olho. 

Esse conceito do vectógrafo deve-se a Joseph Mahler, primo do famoso compositor e maestro Gustav Mahler. Ele imigrou para os EUA da Tchecoslováquia em 1938 e foi contratado pela Polaroid Corporation, onde trabalhou com seu fundador, o inventor Edwin Land, para desenvolver sua ideia em um processo prático.

Vectographs são muitas vezes referidos como Vectograms em optometria porque "Vectogram" é o nome de marca registrada dado a um dos produtos usados ​​para fins optométricos.

Um dos vectógrafos mais comuns é o Titmus Fly Stereotest, uma imagem estereoscópica muito ampliada de uma mosca usada por optometristas e oftalmologistas para determinar se os pacientes, especialmente crianças pequenas, têm visão estereoscópica normal. 


Testes de percepção de profundidade estéreo, como o Stereo Fly, provaram ser um método eficaz e fácil de usar de triagem de visão para todas as idades. Eles ajudam a identificar problemas de visão e realizar análises de:
  • Estereopsia, 
  • Olho preguiçoso (ambliopia), 
  • Supressão e estrabismo, 
Problemas dos quais podem impedir o desenvolvimento e o desempenho de uma criança. O teste Stereo Fly permite que optometristas ou oftalmologista avaliem a visão estereoscópica grossa e fina.

Na Terapia Visual opttométrica, os vectogramas são utilizados como ferramenta ​​para melhorar as habilidades visuais com o afim de que o paciente aprenda e usar seus olhos juntos como uma unidade ou equipe eliminando os distúrbios da visão binocular. Quando visto através de filtros polarizadores, apresenta uma imagem para um olho e outra imagem para o outro olho.



Os vectogramas estabilizam a fusão e a estereopsia e também eliminam e controlam a supressão e a disparidade de fixação. Eles estão disponíveis em estilos fixos ou variáveis ​​para acomodar treinamento ilimitado de base-in e base-out. Na terapia da visão , os vectogramas ajudam o paciente a aprender a usar os olhos para convergir (olhar de perto) ou divergir (olhar para longe). É uma boa maneira de ajudar a conscientizar os pacientes sobre seu papel no processo visual e ganhar controle de certas habilidades visuais .

As habilidades visuais controladas através da terapia da visão ajudarão o paciente a manter a fixação por longos períodos de tempo enquanto lê, trabalha em um computador ou copia de um quadro para o papel na escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você Procura?

Veja Também