Neste post vamos falar sobre oftalmoscópio e recursos que os mesmos oferecem. Usaremos como exemplo, o modelo da Welch Allyn, de acordo com o manual de usuário do mesmo.
Os oftalmoscópios coaxiais da Welch Allyn incorporam um sensor coaxial patenteado sistema óptico, permitindo que o eixo de iluminação seja coincidente com o eixo da visão na retina, eliminando assim sombras e facilitando o exame através de praticamente qualquer tamanho de pupila ou distúrbio vítreo. O fundo e a anatomia interior do olho são visto com precisão e clareza.
Esse equipamento oferece uma ampla variedade de 28 lentes de visualização, variando de –25 a +40 dioptrias, com seleção rápida e precisa com uma mão. Isso ajuda a compensar o erro refrativo do paciente ou do examinador, a posição do oftalmoscópio e as mudanças nos requisitos de visualização necessários ao focar em diferentes pontos dentro do olho.
Alguns modelos coaxiais oferecem uma polarização linear cruzada adicional chave filtro/filtro sem vermelho que aumenta a versatilidade deste instrumento. Quando usado em conjunto com aberturas disponíveis, o coaxial oftalmoscópio produz 15 aberturas possíveis.
O mostrador de lente iluminado permite que o profissional verifique se a lente está sendo usado para um exame específico, mesmo em uma sala de exame escura. O descanso da sobrancelha permite que o praticante use seus próprios óculos confortavelmente e com segurança. Também estabiliza o instrumento durante o uso.
Utilidades adicionais para o oftalmoscópio coaxial
Além do exame do fundo de olho, o oftalmoscópio é um instrumento útil auxílio diagnóstico no estudo de outras estruturas oculares.
O feixe de luz pode ser usado para iluminar a córnea e a íris para detectar corpos estranhos na córnea e irregularidades da pupila.
Esse equipamento, quando usado corretamente e regularmente, é um dos instrumentos de diagnóstico mais eficazes disponíveis.
Aberturas e filtros
Há uma ampla gama de aberturas e filtros práticos para selecionar nos oftalmoscópios PanOptic e Coaxial:
Entre eles são:
- Ponto Grande
- Ponto pequeno
Fornece uma visão fácil do fundo do olho, através de uma pupila não dilatada. Sempre inicie o exame com esta abertura e prossiga para a micro abertura se a pupila for particularmente pequena e/ou sensível à luz.
- Micro ponto
- Abertura de fenda
Útil para determinar várias elevações de lesões, particularmente tumores e discos edematosos.
- Filtro sem vermelho
Filtro sem vermelho: exclui vermelho raios do campo de exame para fácil identificação de veias, artérias e fibras nervosas.
- Filtro azul cobalto
Filtro Azul Cobalto: Filtro azul usado com corante fluoresceína permite fácil visualização de pequenas lesões, abrasões, e objetos estranhos.
- Meia-lua
Abertura em meia lua (modelo PanOptic 11810 apenas): Fornece uma combinação de percepção de profundidade e campo de visão.
- Abertura de fixação.
Abertura de fixação (somente modelo coaxial): O padrão de um centro aberto e fino permite fácil observação da fixação excêntrica sem mascarar a mácula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário