A Presbiopia ou fadiga ocular é uma condição natural associada ao envelhecimento. O olho tem uma capacidade progressivamente diminuída de focalizar objetos próximos.
Com visão normal, a imagem deve se formar na retina. No olho com presbiopia, a imagem se forma atrás da retina, causando problemas de visão de perto (vendo mal objetos próximos).
Presbiopia vem de palavras gregas que significam velho e olho. Como a presbiopia está relacionada com o envelhecimento, por vezes ficou conhecida como “olhos cansados”.
As causas da presbiopia não são completamente compreendidas. As evidências mostram que a perda de elasticidade do cristalino é a causa mais provável. Mudanças na curvatura do cristalino, crescimento contínuo e perda de força dos músculos ciliares também foram sugeridos como causas.
Os sinais e sintomas da presbiopia começam a fazer-se sentir na fadiga ocular (por vezes conhecida como “vista cansada”, embora esta expressão esteja associada ao envelhecimento natural) a dificuldade em ler letras pequenas, sobretudo em condições de pouca luz é um dos primeiros sintomas. Manchas na visão de perto e visão turva momentaneamente também são sintomas frequentes.
O tratamento da presbiopia tem a função de corrigir o erro refrativo de perto. A correção pode ser realizada com óculos ou lentes de contato. Também é possível realizar tratamento cirúrgico para corrigir a presbiopia.
No tratamento da presbiopia, as lentes bifocais e multifocais (progressivas), são utilizadas para corrigir simultaneamente a visão de perto e de longe com a mesma lente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário