terça-feira, 6 de junho de 2023

Cartões de Diana para treinamento da flexibilidade acomodativa

É um cartão transparente, com o desenho da Diana na parte superior e letras ou números na parte inferior.



Ideal para trabalhar em flexibilidade acomodativa.
 


Objetivo Principal: Treinar Capacidade de acomodação e flexibilidade. 

Base do cartão: É um cartão transparente, com o diagrama de destino impresso na parte superior e uma série de letras de tamanho decrescente na parte inferior. Ele fornece uma ferramenta que permite ter um estímulo em visão de perto (VP) (alvo e letras) e um estímulo em visão de longe (VL) que pode ser visualizado através do próprio cartão (ex: Hart Chart).


Realização do Teste: 

O paciente deve segurar a carta-alvo com a mão à distância de VP, na altura do olho (o centro do alvo). Um estímulo com alta demanda visual, por exemplo, uma carta de Hart, será colocado na distância VL. 

As distâncias VP e VL, serão aquelas que o profissional considerar atendendo ao caso concreto; e serão modificados de acordo com a demanda e andamento do treinamento. 

Em geral, este teste começa com um VP de 40cm e um VL de aproximadamente 4-5m. - Quanto menor a distância VP, maior a demanda acomodativa e VFP (em situação binocular), e vice-versa. - Quanto maior a distância VL, maior a demanda de relaxamento de acomodação e VFN (em situação binocular), e vice-versa. Sem esquecer o maior nível de acuidade visual exigido. 

O paciente lerá o cartão-alvo, a primeira linha do gráfico de Hart. Ele então “saltará” a fixação para o centro do alvo, tentando mantê-lo afiado por pelo menos 5 segundos. Após este tempo, ele voltará para VL (2ª linha); então 5 segundos no centro do alvo;... Essas mudanças VP-VL incluem treinamento de flexibilidade (acomodativo, Fusional Vergences) e movimentos sacádicos de fixação muito precisos. 

Recomenda-se começar em uma situação monocular e depois passar para uma situação binocular. 

Podemos adicionar dificuldade e diferentes variáveis: mudanças nas distâncias VP e VL, ritmos (metrônomo), podemos pedir que você leia as letras VP no cartão Diana, lentes em VP, Prismas,... Este post visa fornecer orientações iniciais informações para o emprego deste material.

 O uso destas orientações deve ser feito sob a supervisão e indicação de um profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você Procura?

Veja Também