O que você Procura?

terça-feira, 25 de julho de 2023

Insuficiência de convergência

Os sistema visual é dotado de particularidade denominada atenção visual, esta, além de nos permitir extrair as melhores informações do ambiente, também nos proporciona a capacidade de diminuir a quantidade de informação recebida. O surgimento de alterações nossa função pode interferir no desempenho e processamento de atenção visual, e consequentemente na aprendizagem escolar.

Uma das alterações muito comum nos dias de hoje tem sido a Insuficiência de Convergência (IC). A (IC), é um problema de visão binocular frequentemente associado a uma variedade de sintomas, ou seja, uma dificuldade no alinhamento dos olhos no momento em que olhamos para um objeto próximo.

Na figura abaixo, ao lado direito, temos um modelo de como acontece a (IC) 





Sintomas:

Geralmente são provocados pelo excesso no trabalho ao perto, pelo estado geral de saúde e ansiedade os quais incluem:
  • Dificuldade de concentração e compreensão quando realizado atividades de perto, 
  • Desconfortos visuais, 
  • Fadiga ocular, 
  • Visão turva ou dupla, 
  • Sonolência, 
  • Cefaléia, entre outros.
Os sintomas de desconfortos visuais, podem aparecer após um prolongado trabalho ao perto como o uso de computadores e a leitura, e são detectados não só em estudantes, mas predominantes também na população em geral. Dessa forma, a insuficiência de convergência pode ser vista como um fator negativo já que contribui para um baixo rendimento tanto no trabalho, como na escola e até mesmo no laser.

Tratamento:

A terapia da visual(VT) é uma série de atividades e exercícios personalizados e individualizados usados ​​para retreinar o cérebro para interagir mais efetivamente com os olhos e, portanto, melhorar o funcionamento e o conforto da visão durante o aprendizado ou no trabalho. A TV ajuda os pacientes a melhorar sua base para ler, aprender, praticar esportes e outras atividades da vida. Portanto, é usado para treinar pacientes com habilidades visuais inadequadas, necessárias para as atividades de vida diária.


Referência: MENIGITE, Nágila Cristiana; TAGLIETTI, Marcelo. Visual symptoms and convergence insufficiency in university teachers. Revista Brasileira de Oftalmologia, [S.L.], v. 76, n. 5, p. 242-246, 07 set. 2017. Revista Brasileira de Oftalmologia. http://dx.doi.org/10.5935/0034-7280.20170050.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja Também