terça-feira, 25 de julho de 2023

Terapia visual Passiva e Ativa

O sistema visual pode sofrer várias consequências ocasionadas por alterações cerebrais. Para tratamento dessas alterações visuais, existem técnicas que permitem melhoramento o desempenho por meio do que chamamos de Terapia Visual, cujo objetivo é aprimorar as habilidades afetadas nesta área.



A terapia visual pode ser, passiva ou ativa com a utilização de exercícios específicos. A passiva são técnicas que fazem uso de lentes, prismas oclusões e etc. A ativa é baseada na realização de exercícios controlados que são repetidos por um determinado tempo; o número e a duração de cada sessão serão determinados de acordo com a necessidade e evolução de cada paciente. Essa terapia vai além do exercício dos músculos dos olhos, sendo um processo que afeta a capacidade de recuperação por meio da neuroplasticidade do córtex visual.

Antes do início do tratamento, é realizada uma avaliação abrangente da visão por um optometrista, que permite conhecer a deficiência da acuidade visual e da motilidade ocular (estabilidade da fixação, sacadas, movimentos de seguimento, acomodação, visão binocular, etc.). realizado o exame, o optometrista levanta os objetivos e estabelece um programa de exercícios no qual orienta o paciente. Esses são realizados até que os padrões normais sejam estabelecidos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você Procura?

Veja Também